terça-feira, 10 de novembro de 2009

Collection Art Pre-Colombian Margareth Vianna

Quando me pediram,para fazer o texto introdutório,
e alguns comentários,para está página blog oficial da:
Collection de Art Pre-Colombian Margareth Vianna Barradas,
que agora por problemas de configuração,passa a ser,doravante
neste endereço:
COLEÇÃO DE ARTE PRÉ-COLOMBIANA MEG VIANNA,
muito me emocionou.

Ora por minha correlevante paixão deste universo mágico e mitológico dos legítimos e originais proprietários das terras do continente verde da Nova América,como pela admiração desta invejável ousadia de uma modesta Pesquisadora Colecionista brasileira,e minha irmã caçula,
que estava muito além de qualquer limite racional,
finito,ou parcial,dentro das sua reais e remotas possibilidades
para a realização deste feito,
um sonho longinquo e esbranquiçado,dentro da ação,
que por suas verdadeiras posses,pretendeu,objetivar em realidade.
Afinal tudo que recebe,à catalogação de arte antiga e pré-americana,
é muito raro,e caro.
É um universo em todos paramentros de um alto grau de dificuldades.
Este conhecimento do Continente Latino Americano,
e o conjunto de evidêcias culturais contidas nele,que por tanto tempo vem sendo renegada erroneamente à esfera do primitivo e pré-historico,
como se menor fosse.
É sem dúvida,o mais verdadeiro,de nós.
Hoje vem sendo constantemente revisado e relido,reescrito e observado nos grandes centros acadêmicos,nas pesquisas Arqueológicas,Sociológicas,Étnicas,Antopológicas,
tanto no Brasil,como no Exteror.
Indicaçôes,para estes capitúlos da história ,ainda não escritos corretamente,que podem ser detectados e re-interpretados,por uma nova visão,pelos objetos nos legados de outrora,estes textos fontes originais,testemunhos arquétipos,salvos pelo tempo,
e por conta disto,importantes e raros.
Ideias correlatas,esculpidas e gravadas,em pedras, e ossos,moldadas e pintadas no barro,trabalhadas nos metais e na madeira,em suas formas mais originais,que permitem vislumbrar a cada olhar, ricas narrativas,dos costumes,crenças,pensamentos,angústias,emoções,mitos e deuses de cada ser e de sua cultura correspondente,à forma original de vida dos originários habitantes destas terras da Latino-America,antes da chegada usurpadora,sob qualquer pretexto de civilidade,da então hipócrita
Civilização Europeia do Velho Mundo.
Parte impar da original história viva,ainda a ser contada deste
Novo Mundo,desta América Tropical Nativa,antes de ser contaminada com às culturas colonizadoras Espanholas e Portuguesas,Holandesas e Inglesas,e do Clero Catequético.
Hoje o futuro cultural é totalmente etnológico.
A contemporâneidade é ética e original.
Acredito que o fenomeno da Globalizacao,tenha vindo fortificar a nescessidade dos estudos mais sérios e dedicados dos valores originais de cada povo perante o grande todo,e perante ele mesmo.
A importancia das releituras,das bases culturais de cada civilização,aparece cada vez mais na pauta diária dos vários grupos de pesquisadores,em todos os cantos do planeta.
Há um interesse cada vez maior,dos verdadeiros pontos de partida,como se tivessemos,que buscar a verdadeira essência original,para não ser engolido,
de forma covarde pela
Grande Serpente da Aldeia Global.
Existe um ímpeto maior que com à mera preservação histórica de cada história,frente às ações avalassaladoras da cultura de massa,do incontrolavel avanços finaceiros, inrresponsáveis e tecnológicos.
Não só a Terra,e o nosso Planeta clama por ações de preservações sustentáveis,mas cada Cultura,
isoladamente, clama também por ações de sustentabilidades.
Existe à nescessidade da construção de grandes bancos de dados.
A necessidade por uma catalogação de legítima identidade,cresce,
e preocupa à todos,a cada novo momento.
Enfim,é o que hoje percebemos com maior clareza,por força das grandes midias virtuais,pelas janelas virtuais,pelo fenomeno internacional da internet,
que diariamente somos contaminados por multiinstrumentos que cada vez mais nos afastam,de nossas verdadeiras fontes e formas originais de cultura,e por conta disto,que foi prematuramente percebido,antevisto,e de certa forma profetizado mentalmente,por esta visionária professora
Dra.Margareth Vianna Barradas,
no Estado do Rio de Janeiro - Brasil,
desde o início da década de 70.
Quando a querida professora iniciou esta Coleção.Dra.Margareth Vianna Barradas, sempre esteve muito além de seu tempo,pelo interesse da pouco visível da relação da Arte com a Matemática,afinal poucos sabem da linha tenue que separa as Teorias das Côres ligadas à Física Moderna.
Nem todos os chamados eruditos de hoje,percem a ligação de Goethe,
com a teoria das cores,que vem sendo estudada desde a Grécia Antiga.
Especial,razão pela qual,à Professôra fêz Matemática e Pedagogia,e desenvolveu se na Arte da Gravura,como também na Arte Oriental da Dobraduras de Papéis,no milenar "Origami" nipônico, matemático,e emblemático,e a partir,disto,em uma atuação pioneira,levou o Origami para diversos Centros de Educação Básica e Fundamental Municipal no
Estado do Rio de Janeiro - Brasil,a Professora já antevia,de certa forma
a revitalização dos ideogramas,frente à reformulação de cada escrita.
De certa forma uma validade da escrita,pela combinações dos signos.
Mas à alma inquieta,tinha sede de pioneirismo,e pelo interesse do
"die Deutsche Sprache", da língua alemã,razão pela qual que posteriormente, a levaria para uma visita não oficial a Cidade de Köln (Colônia - Alemanha),para conclusão de trabalhos especiais fonéticos e de pesquisa linguisticas.
Margareth,dominava e falava fluentemente o
Português,Inglês,o Alemão e o Japonês.
Na verdade não existe separação científica dos aprendizados,
tudo parece que de alguma forma está interligado,
e será justificado em um próximo momento,e Ela sempre soube disto..
Sendo assim avançou em estudos comparados na Etnologia e Arqueologia,estudos mesoamericanos e andinos,
celebrados e investigados,mais uma vez,
pela sua própria sede de conhecimento pessoal da melhor forma universalista.
Hoje é comum,escutarmos que o conhecimento,é adquirido pela perguntas e não pelas respostas,fato este que escutava de minha irmã,desde o primeiro momento que aprendeu a pensar,nos primeiros anos de sua vida escolar.
Uma forma clara,de desprendimento,de preparação própria,muito além do oferecido,para posteriormente ser dado,a todo aquele,
que disponibiliza se a receber.
Em cada momento,de férias,as próprias custas, visitava não oficialmente,sítios arqueológicos,como o Lago Titicaca,Machu Picchu,Cuzco,no Perú,sem dúvida um dos centros mais importantes de Arte Pre Colombiana,na América Latina.Assim como,também viajou,e mateve por de um ano,na Amazônia,
e com olhar experiente conseguiu adquirir legalmente de forma singular,alguns raros exemplares para esta Coleção.Sendo assim,antes de qualquer injusta crítica ferrenha,é bom lembrar que esta coleção,trata somente,
de um singular e importantíssimo
ato de colecionismo particular,individual,
sob as próprias custas,e nas esferas legais.Não existindo em nenhum momento,cifras de patrocínio algum,sejam êles quais forem,nem por parte de qualquer Governo,Entidade,Instituíção,
Figuras Jurídicas Empresáriais ou do Terceiro Setor.
Esta coleção,tem seu exito,por aquisições particulares e legais,
peça à peça,
uma a uma,
sob o ponto de vista da atenta pesquisadora,
Professôra Dra.Margareth Vianna Barradas,que hoje,merecidamente, orgulhosamente,da nome a esta Coleção.
A Professora faleceu prematuramente nos finais dos anos 90,
do século passado.
E esta Coleção é sem dúvida alguma,
um de seus mais importantes legados.
Em nenhum momento,esta Coleção,como era originalmente no próprio desejo da Professôra,e por tanto,assim se segue,no mesmo objetivo,
tem a menor pretensão de ser:

a Melhor ou a Maior,

a mais Importante ou a mais Completa,

dentro do conjunto de objetos colecionados.
É sim a qualquer prova um raro ato representativo particular colecionado,
real dentro das esferas possível finaceira e legal das oportunidades justas,
na atmosfera relatividade e gravidade dos periodos da então chamada Arte Pré- Colombiana da Latino América,e outros objetos afins.
Mas sem duvida alguma,pode ser considerada,
a qualquer tempo,uma das mais importantes
Coleções Privadas de interesse Artístico Pré-Colombianos,Andinos,Latinoamericanos e Brasileiros,
fora das esferas públicas e institucionais.
Parabéns querida irmã,Dra.Professora Margareth Vianna Barradas,por êste feito,de provar que realização de qualquer sonho,é sempre possível,
quando verdadeiramente se acredita nele.

Dr. Ricardo Barradas
Curador e Consultor de Arte e Cultura.
Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário